• A Jornada dos Príncipes

Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança visita a Academia da PM do Barro Branco

25/11/2021

Por Caroline Figueiredo


Foto 1: Todos reunidos: Da esquerda para a direita, o Sr. Juan Carlos Voiseau, assessor de Dom Bertrand; Cel. Sérgio Marques; Major Jaime, vereador por Campinas-SP; Dom Bertrand de Orleans e Bragança; Cel. Ironcide Gomes Filho e Malcolm Forest / Créditos: MDK PRESS



No dia de ontem, 24, S.A.I.R. (Sua Alteza Imperial e Real) Dom Bertrand de Orleans e Bragança, visitou a Academia da Polícia Militar do Barro Branco, atendendo o convite do comandante da Academia, o Cel. PM Ironcide Gomes Filho.


Dentre os objetivos desta visita, está o Bicentenário da Independência do Brasil e suas comemorações.


Trataram também dos 90 anos do Movimento Constitucionalista de 1932, assunto este abordado pelo Cel. PM Sérgio Marques e pelo Cel. PM Luiz Eduardo de Pesce Arruda, historiadores e amigos da Casa Imperial do Brasil.



Foto 2: Recepção calorosa da Academia do Barro Branco: Da esquerda para a direita, o Capitão Vasconcelos; Cel. Sérgio Marques; Cel. Ironcide Gomes Filho; Malcolm Forest e o Cel. Luiz Eduardo Pesce Arruda. / Créditos: MDK PRESS



A visita foi coordenada por Malcolm Forest, vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, e idealizador do programa nacional para as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil, “A Jornada dos Príncipes”.


Também esteve presente como convidado o Major Jaime, vereador por Campinas-SP e ex-aluno da academia, assim como os seus colegas coronéis. Ele estava acompanhado de seus assessores, Tenente Soares e Sr. César.


Á tarde, o Príncipe e comitiva almoçaram uma deliciosa feijoada do dia.



Foto 3: Pausa para o almoço: toda a comitiva reunida com Dom Bertrand, sentado do lado direito da mesa, usando gravata vermelha. / Créditos: MDK PRESS



Ao final da visita, Dom Bertrand recebeu o livro do comandante da PM e Sua Alteza retribuiu com um livro de sua autoria, “Psicose Ambiental”.


Malcolm Forest esteve acompanhado de sua assessoria: a Srª Marly Rodrigues e a senhorita Caroline Figueiredo.


Malcolm ofereceu ao comandante Ironcide, ao Major Jaime e aos outros convidados um exemplar de seu livro, “Cantareira: Patrimônio Arquitetônico e Natural”.


Foto 4: Momento ilustre: Malcolm Forest entrega seu livro "Cantareira: Patrimônio Arquitetônico e Natural" para o Major Jaime, vereador por Campinas. / Créditos: MDK PRESS



A Academia do Barro Branco é considerada uma das melhores e mais importantes academias militares do Brasil. Na visita, o Príncipe pôde conhecer vários departamentos e locais históricos, além da seção de cavalaria e o stand de tiro, por exemplo.


Foto 5: Dom Bertrand na seção da cavalaria da Academia, ao lado de um lindo equino. / Créditos: MDK PRESS



Palestras de Dom Bertrand e eventos


O Príncipe Dom Bertrand tem sido convidado a palestrar em várias academias e instituições culturais, como a AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras).


Ele também está convidado e deverá apresentar uma palestra sobre Dom Pedro II à 400 cadetes formandos na EsPCEx de Campinas, no próximo dia 7.


O evento terá como anfitriões o vereador Major Jaime e o comandante Cel. Flávio Moreira Mathias.


Dom Bertrand será recebido pelo prefeito de Campinas e pela Secretaria de Cultura.



Maiores informações: sucessomdk@gmail.com


Assine a nossa newsletter na página inicial do nosso site e fique por dentro de todas as novidades da Jornada!