• A Jornada dos Príncipes

"A Jornada dos Príncipes" na Cidade de Nossa Senhora Aparecida

Foi realizada, com pleno êxito em Aparecida, mais uma etapa do Programa Nacional das Comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil, “A Jornada dos Príncipes” que revisita os locais por onde o príncipe Dom Pedro passou pelo Vale do Paraíba, indo do Rio de Janeiro a São Paulo, em agosto de 1822. Ele nomeou sua esposa, a Princesa Dona Maria Leopoldina princesa regente do Brasil no Rio de Janeiro. Foi ela a primeira mulher das Américas a ser como Chefe de Estado de um país e assinou a proposta de independência do Brasil em 2 agosto de 1822.


Bicentenário de S. Frei Galvão


Comemorou-se também, com a exibição do filme “Frei Galvão, o Arquiteto da Luz” no Memorial da Devoção, o Bicentenário de Santo Antônio de Santana Galvão, o primeiro santo brasileiro, natural da região de Guaratinguetá, à qual o município de Aparecida pertenceu.


Os eventos tiveram como anfitrião o Prefeito Dr. Luiz Carlos de Siqueira e seu secretariado, Dra. Zenilda Cunha, Sr. Ronaldo Souza, Sr. João Gilberto de Oliveira. A Dra. Maura Silva de Oliveira foi grande colaboradora e incentivadora do programa e esteve presente apoiando os eventos.


Festa de São Benedito e o Príncipe Dom Gabriel de Orleans e Bragança


“A Jornada dos Príncipes” em Aparecida coincidiu com a abertura da 113a. Festa de São Benedito e contou com a presença do Principe Dom Gabriel de Orleans e Bragança que recebeu homenagem da Prefeitura e da Irmandade de São Benedito.


A festa que dura vários dias e é o maior evento cultural do Estado de São Paulo chega a receber 300.000 turistas com a participação de 2000 cavaleiros, compondo a Cavalaria de São Benedito.


S. A. R. Dom Gabriel de Orleans e Bragança recebeu convite para novamente participar em 2023.


Tal foi o sucesso e o apreço da população e dos dirigentes da festividade que o Principe foi convidado a retornar a Aparecida para os eventos de 2023.

São Benedito é Padroeiro da Cidade de Aparecida. Ele nasceu em 1523 e em 2024 terá portanto o seu quinto centenário.


Dom Gabriel de Orleans e Bragança


O Príncipe Dom Gabriel de Orleans e Bragança

descende diretamente dos imperadores Dom Pedro I e Dona Maria Leopoldina, por parte de pai, e de José Bonifácio de Andrada e Silva por parte de mãe. Ele participa de “A Jornada dos Príncipes”, representando a Família Imperial Brasileira.


Programação


Foram estes alguns dos eventos mais relevantes de “A Jornada dos Príncipes” em Aparecida:


Dia 20


Exposição Fotográfica da Cavalaria de São Benedito de Aparecida, e de “A Jornada dos Príncipes” no Museu José Luiz Pasin, em Aparecida.


Abertura Oficial do Bicentenário da Independência do Brasil e do Bicentenário de Santo Antônio de Santana Galvão na Cidade de Aparecida com boas bem-vindas do Prefeito Dr. Luiz Carlos de Siqueira.


Apresentação Musical da Banda AAMEE APARECIDENSE, sob regência do maestro Michael Nogueira:


1 - Hino Nacional Brasileiro (Francisco Manuel da Silva- Osório Duque Estrada)

2 - Hino da Independência do Brasil (Evaristo da Veiga - Dom Pedro I)

3- Unidos pela Paz (Gaetano Brancati Luigi - Malcolm Forest) do filme “Frei Galvão, o Arquiteto da Luz”


Homenagem ao Prof. José Luíz Pasin, cujo livro “A jornada da Independência” serviu de inspiração para a realização do Programa Nacional das Comemorações do Bicentenário do Brasil, “A Jornada dos Príncipes”.


Visita ao Museu Municipal Dr. José Luíz Pasin ciceroneada pela Secretária de Turismo Dra. Zenilda Cunha. Apresentação musical ao piano que pertenceu à Prof. Maria de Lourdes Borges Ribeiro, grande historiadora e folclorista, autora da obra “ A Trajetória da Independência”.


No ambiente Interno da Estação Cultural de Aparecida, antigas Instalações da estação ferroviária houve uma alocução do Senhor Prefeito Dr. Siqueira e a apresentação do Dr. Malcolm Forest sobre os Bicentenários de 2022 e sobre o projeto “A Jornada dos Príncipes” de sua criação desde 2017. Em seguida falou a Secretária de Educação, Esporte e Cultura de Aparecida, Profa. Adrielle Cristine da Silva Romain Rodrigues que destacou a importância que vem sendo dada ao ensino de História nas escolas de Aparecida. O evento teve como cerimonialista o Secretário Municipal de Comunicação, Sr. Ronaldo de Souza.


Dia 21


Café de Boas Vindas oferecido pelo Memorial da Devoção Nossa Senhora Aparecida aos participantes da Mesa Redonda e a Dom Gabriel de Orleans e Bragança.


Lançamento e exibição do filme “Frei Galvão, o Arquiteto da Luz” no Memorial da Devoção para o Bicentenário de São Frei Galvão.


Mesa Redonda com Dom Gabriel de Orleans e Bragança, Dr. Malcolm Forest, Vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e historiadores com a temática “200 anos da Independência do Brasil”. Convidados: Dra. Tereza Pasin, autora especializada na história da Devoção e da cidade; Prof. Leandro Pereira dos Santos di IHGSP, professores, profissionais de turismo, historiadores, e alunos do curso de história e turismo.


Almoço de Honra por adesão ao Príncipe Dom Gabriel de Orleans e Bragança com a participação do Sr. Prefeito e de seu Secretariado na Pousada Bom Jesus para 80 convidados.


Concentração da Cavalaria da Festa de São Benedito na Rua Santa Rita.


Saída da Cavalaria de Sai Benedito em cortejo triunfal com Sua Alteza, o Príncipe Dom Gabriel de Orleans e Bragança em charrete festiva, em direção à Praça Dr. Benedito Meirelles, Centro, em Aparecida, abrindo os festejos.


Apresentação folclórica do Bicentenário da Independência e de Santo Antônio de Santana Galvão, com cavaleiros, apresentação de Congada, Moçambique e grupos de capoeira.


Lançamento da música sertaneja “O MAIOR BRASILEIRO” alusiva a Santo Antônio de Santana Galvão

pela dupla sertaneja Rafael Viola e Dinelson.


Homenagem ao Príncipe, Dom Gabriel de Orleans e Bragança,

e à comitiva da Casa Imperial

em palco-palanque pelo Sr. Prefeito de Aparecida e autoridades.


Pronunciamento de Sua Alteza Dom Gabriel de Orleans e Bragança que enalteceu a beleza da festa e agradeceu a todos.


Palavras do Dr. Malcolm Forest sobre os Bicentenários e “A Jornada dos Príncipes”.


Participação, às 19:00 de Dom Gabriel de Orleans e Bragança e convidados na Novena da Festa na Igreja e na missa do padroeiro São Benedito.


A comitiva da Casa Imperial Brasileira foi composta pelo Prof. Luiz Augusto Franco, Dr. Rubens de Brito, Srª. Marly Rodrigues e Dr. Malcolm Forest. Participaram também o Sr. Arlindo Amaro Vieira, o Dr. Daniel Andrade, o cinegrafista David Mendes.


Saiba mais:


www.ajornadadosprincipes.com.br


Tel: 11 99984-5016

sucessomdk@gmail.com


Serviço:


Próximos eventos de “A Jornada dos Príncipes”:


Taubaté em 12/6 e Paraibuna em 22/8.